A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica e voluntária de uma empresa que deverá ser tomada pela administração. Este sistema tem como foco a gestão das necessidades e das expectativas do cliente, garantindo a sua máxima satisfação.
A focalização nos clientes conduz à implementação de ferramentas de qualidade que permitem responder com sucesso a novas oportunidades e a novos desafios num mercado global cada vez mais competitivo.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, constituindo-se como referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Esta baseia-se em oito princípios de gestão da qualidade:
1_ Focalização nos clientes
2_ Liderança
3_ Envolvimento das pessoas
4_ Abordagem por processos
5_ Abordagem da gestão como um sistema
6_ Melhoria continua no desempenho da empresa
7_ Abordagem à tomada de decisões baseada em factos
8_ Relações com fornecedores com benefícios mútuos
A nova versão da norma ISO 9001 foi publicada a 15 de setembro de 2015.