Furos de Geotermia Industrial
A Geotermia consiste em retirar a energia existente no interior do solo que em Portugal continental tem uma temperatura constante de aproximadamente a 15 ºC, possibilitando, assim, a otimização de processos de arrefecimento e aquecimento em amtientes industriais, otimizando os chillers convencionais.
Os furos de Geotermia da Sondalis, no contexto industrial têm a capacidade de reduzir significativamente os custos operacionais.
Para além de ser utilizada para apoiar os processos de climatização dos edifícios e produção de Águas Quentes sanitárias, pode também apoiar o arrefecimento de processos de produção que gerem grandes quantidades de calor.
VANTAGENS:
- À profundidade a que se executam os furos de captação, as variações de temperatura ambiente não têm qualquer influência no rendimento do sistema, o que se traduz num rendimento constante e elevado, com consumos reduzidos.
- Mais rendimento e eficiência nos processos industriais de arrefecimento e aquecimento.
- Baixa Manutenção e grande longevidade dos sistemas.
- Fonte de energia sustentável e económica.
CIRCUITOS INDIRETOS:
Estes sistemas podem ser ligados a um chiller para efetuar permuta térmica com a terra, de forma a torná-los mais eficientes em processos industriais que necessitem de refrigeração ou aquecimento.
CIRCUITOS DIRETOS:
Pode se utilizada a geotermia direta, com o objetivo de fazer ligação direta aos processos industriais de forma a usar a temperatura estável da terra 17ºC aproximadamente, como meio de neutralização térmica.